Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O poder da palavra: quinto dia

Paz a todos!

    Trago hoje para vocês dez dicas preciosas de como usar as palavras em seu favor:

   1) Cuidado com a palavra não. O não existe apenas na linguagem e não na experiência, quer ver? Por exemplo pense em NÃO... não vem nada a mente não é? Agora vou lhe pedir não pense na cor verde ... eu pedi para você NÃO pensar na cor verde e você provavelmente pensou!
    Procure falar de forma positiva, diga o que você quer e não o que você não quer. Por exemplo, ao invés de "Não mexa no meu computador" você poderia falar "No meu computador só quem mexe sou eu".


   2) Cuidado com a palavra "Mas", que nega tudo o que vem antes. Por exemplo, ao invés de "Pedro é um rapaz inteligente e esforçado, mas costuma chegar atrasado" poderíamos dizer "Pedro é um rapaz inteligente e esforçado e costuma chegar atrasado". Percebeu a diferença? Como no primeiro você chegou a questionar a inteligencia e o esforço de pedro?


   3) Cuidado com a palavra tentar, que dá ideia de que há possibilidade de falhar. Por exemplo, ao invés de "Vou tentar encontrar você às 8 horas", diga, "Vou encontrar você às oito horas". Na primeira frase parece que tenho grande chance de NÃO ir, MAS vou tentar ... não tente, FAÇA!
    
   4) Cuidado com Não Posso ou Não Consigo, dá a ideia de que você não é capaz, não tem capacidade. Use: Não Quero, Não Podia,Não Conseguia ... assim dá a ideia que vai conseguir, que vai poder.





  
  
    5) Cuidado com as palavras Devo, Tenho que, ou Preciso,elas dão a ideia de que algo exteno controla a sua vida. Use quero, decido, vou.



    

    6) Quando falar de problemas ou coisas negativas de você mesmo, use os verbos no Passado. Isto libera o presente para alcançar o futuro, por exemplo: " eu tinha dificuldade de fazer isto".



    
   7) Fale das mudanças desejadas para o futuro usando verbos no presente.   Ao invés de "vou conseguir", diga "estou conseguindo".

    

    8) Substitua Se por Quando. Ao invés de dizer "se eu conseguir dinheiro vou viajar" diga "quando eu conseguir dinheiro vou viajar".




  9) Substitua Espero por Sei. Ao invés de "eu espero aprender isto" diga "eu sei que vou aprender isto". Esperar dá a ideia de dúvida e enfraquece a linguagem.





    10) Substitua o Condicional pelo Presente. Ao invés de "eu gostaria de agradecer a presença de vocês",diga "eu agradeço a presença de vocês". O verbo fica mais forte e concreto.







    É muito importante falar corretamente. O que nos diferencia dos animais é o som ordenado que transmite a sabedoria, o conhecimento e a capacidade de comunicação com Deus. Temos aqui ferramentas poderosas para termos maior controle de nós mesmos?

    E aí povo, que vocês me dizem?

Um comentário:

  1. Muito obrigada Morgan, já visitei seu blog e estou seguindo. Um domingão abençoado pra ti.

    ResponderExcluir

Agradeço a todos os comentários.
Críticas e comentários são sempre bem-vindos.
Que o Espírito Santo possa inundar as suas vidas!