Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Jeito falar: gírias e palavrões.

Oi pra todos!

         Mais um post direcionado a adolescentes, mas que serve pra todos nós. No final do post vou deixar o endereço dos blogs principais que li sobre o assunto. Vamos lá!

        As GÍRIAS são realmente importantes para a nossa comunicação. Elas deixam as conversas do dia a dia mais ricas e muitas vezes mais divertidas, mas temos que lembrar que cada gíria ocorre num lugar, com um certo grupo de pessoas e numa certa época.
Ah, como assim?


        Os adolescentes usam gírias diferentes dos adultos. Para um adolescente "animal" pode significar muito bom, para um adulto pode ser " Supimpa  ".


        Os internautas tem uma linguagem própria e se eu hj entrar no msn pra combinar com vc qqer coisa pro fds  jah eh, flw? Já os rappers outra, porque esse rap tem muita treta e os boys vacilão num entendem.

        O problema no caso da internet é que os adolescentes viciam na linguagem da internet e esquecem a linguagem formal que é a linguagem padrão que nos comunica com tudo e que tanto precisamos. Tem alunos por aí assassinando prova escrevendo coisas como: aí fessora, tipo assim, num tendi direito a parada, mas se pá...(a professora de português pira).
       





        Tudo tranquilo enquanto estamos falando de troca de ideias, mas o problema vem quando essas gírias o uso de palavrões servem para ofender o próximo. Muitas vezes, uma palavra tem significado diferente de acordo com o lugar, por exemplo, o nosso "animal" ou "supimpa" pode ser substituido no Rio Grande do Sul por "muito bala".

       Já aos cristãos não preciso nem dizer que PALAVRÕES não devem fazer parte do seu dicionário, mas o que é e o que não é palavrão? Vamos então para Bíblia ver os conselhos do apóstolo Paulo:


             "Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia,da malidicência,das palavras torpes da vossa boca". Colossenses 3.8.



        A Bíblia foi escrita no passado e num lugar distante do nosso Brasil, mas dá pra entender o vérsiculo. Despojar-se significa abrir mão, se livrar de ... malidicência é falar mal e  palavras torpes são palavras vergonhosas, nojentas e o conselho de Paulo é para não usarmos estas palavras, não falarmos mal dos outros e não agir na hora da raiva.
        Da boca de um cristão devem sair palavras como "Methiolate para a ferida, como o açucar para o café, como o óleo para o motor".



             "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem" Efésios 4.29.



        Aí ele fala que não devemos falar NENHUMA palavra nojenta ou vergonhosa. Então é prestar atenção no que fala e tomar cuidado constantemente pra não dar brecha nenhuma para o inimigo.
        Temos também que falar o que seja para  fazer bem para outra pessoa, para ajudar de algum jeito, não pra criticar e magoar.
       Tem também aqueles que parecem que tem vergonha de ser "crente" e quando vê o outro na rua ao invés de cumprimentar com a "paz" solta um "oi, e aí".



        


        A Palavra de Deus diz que a boca fala do que o coração está cheio, se teu coração está cheio da Palavra de Deus você só vai falar benção agora se seu coração tá no pecado...misericórdia.







        "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" Efésios 5.1-8.


            Evite falar coisas que desagradam o coração de Deus. Pense sempre: o que Cristo diria? O que Cristo acharia do que estou dizendo e como estou dizendo.


Blogs "da hora":
Atitude Jovem
Dá pra ser melhor


E aí povo que vcs acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a todos os comentários.
Críticas e comentários são sempre bem-vindos.
Que o Espírito Santo possa inundar as suas vidas!