Páginas

sábado, 7 de abril de 2012

O que que é Páscoa.



 Comemoramos sempre que temos um feriado = descanso, mas este minha gente vale a pena saber um pouco mais a respeito.


  • O que é?

               Um evento religioso em que os cristão celebram a ressurreição de Jesus Cristo depois de sua morte por crucificação. A palavra Páscoa se origina do hebraico Pessach.


  • Quando foi a primeira Páscoa? 



                Moisés foi o primeiro a comemorá-la orientado por Deus (ler o livro de Êxodo) depois de várias tentativas de sair do Egito, foi uma festa noturna onde o alimento principal era o cordeiro e foi o sangue deste animal que salvou o povo de Deus da última praga antes da fuga. Até hoje os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
                      Resumindo: comemoração de um povo escravo que foi liberto.


                      A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. 
                     Muitos costumes ligados ao período pascal (alguns eu comento abaixo) originam-se dos festivais pagãos, pois a data da Páscoa coincide com o começo da primavera no hemisfério norte.

Símbolos Pascais



  • Ovos

             


          Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças.










  • O coelho



                      Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa, símbolo da cultura paga relacionado a deusa da fertilidade. Para o cristianismo alguns afirmam que simboliza a Igreja que é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos. (Não encontrei nenhum dado bíblico convincente e não adotaria como símbolo cristão).






  • O Cordeiro



                        O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito.  Hoje o cordeiro simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho para a Nova Aliança.






  • Cruz



                            A cruz, que mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo.




  • Pão e Vinho



                              O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz.  Então, determinou a dois de seus discípulos, para preparassem a festa da páscoa num lugar seguro (a última ceia). Até hoje como cristãos celebramos a ceia do Senhor com o pão representando o corpo de Cristo e o vinho representando o sangue de Cristo.






  • Chocolate

           Melhor do que explicações acho que este vídeo resume legal a história.




  • Colomba Pascal





                                   O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.







                     E eu poderia falar de mil e uma coisas, mas deixei por último o mais importante o que temos que lembrar e guardar em nossos corações:

 O sacrifício de Jesus por nós.





Excelente Páscoa a todos!



todas as imagens foram retiradas na internet.

4 comentários:

  1. A páscoa é uma das épocas do ano que mais gosto, não só pelos doces e sim pelo significado da data, pela fé que aprimoramos na semana santa :D
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É mesmo o acontecimento mais lindo, a maior prova de amor.
    Comemoramos a morte daquele que nos trouxe a vida!

    Bjim e Paz.

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline parabéns pelo Blog! por que nós sabemos que apesar de existir a sexta feira, o domingo sempre vem para nos lembrar o nosso Jesus Resuscitou!!
    tenha uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Aleluia por nosso Rei. Celebrar a ceia no dia de hoje se torna ainda mais especial.
      Ótima semana para vocês também cheia de paz!

      Excluir

Agradeço a todos os comentários.
Críticas e comentários são sempre bem-vindos.
Que o Espírito Santo possa inundar as suas vidas!