Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


Espírito e alma: qual a diferença?

     Oi coisas lindas! Conforme vamos lendo a Palavra e estudando umas dúvidas vão surgindo e só o Espírito Santo pode nos revelar. Você já se perguntou:

-O que é o espírito?

- O que é a alma?


Baseada então na visão do abençoado Kenneth Hagin (autor do livro “Como ser dirigido pelo Espírito Santosuper recomendo) vou expor o que penso e acredito.


SEU ESPÍRITO é o seu "eu verdadeiro" porque é a sua parte que é eterna. Na bíblia são diversos os nomes para o seu espírito (homem interior) como, por exemplo, homem encoberto (I Pedro 3.4). Seu espírito é a sua essência, é o que você realmente é.






Você é um ser espiritual, pois foi através do seu espírito que você foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.28; Jo 4.24).  Deus tomou algo de si mesmo - seu Espírito - e colocou dentro do homem. Deus fez o corpo do homem do pó da terra e soprou o fôlego da vida em suas narinas (Gn 2.7).




SEU ALMA. Você possui um corpo físico no qual agora habita e possui uma alma com a qual vivencia, sente e pensa. Nossas emoções, nosso intelecto e nossas vontades deveriam se basear no âmbito espiritual, pois quando o corpo está morto, esses atributos permanecem. O grande problema é que você como ser humano não necessariamente quer se submeter ao homem interior (Rm 8.7).

Meus povos e minhas povas, não vou entrar em detalhes sobre ser dicotomista ou tricotomista (a menos que queiram e num saiam correndo rs) Mas em suma:

A verdade é que o homem possui uma parte material (o corpo) formado do pó, e uma imaterial, formada do sopro de Deus. Quando esta parte imaterial se relaciona com a carne (sensações, emoções, vontade), chama-se ALMA; quando serve de ligação com Deus, chama-se ESPÍRITO. Admitimos que alma e espírito são inseparáveis e imortais, com funções distintas no corpo.

E aí gente que me dizem? Concordam, discordam, têm pontos a discutir ou acrescentar?(quero deixar tudo explicadinho antes de começar a postar separadamente cuidados com espírito, alma e corpo)


4 comentários:

  1. Super explicado!
    Desejo um ótimo final de semana!

    Beeijos =*
    Nath de Freitas

    ResponderExcluir
  2. Que bom Nath!
    Queria deixar claro o que penso antes dos próximos posts (sem aprofundar demais pra num gerar mais dúvidas ainda). Meu próximo post vai ser pra alma (coração)

    Um ótimo final de semana pra vc tb! Suuuuuuuuper abençoado, rs

    Bjim e paz

    ResponderExcluir
  3. Olá :)

    Obrigada pela visita linda!

    Adorei seu post, como sempre seus posts são lindos

    beijos

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Obrigada Carol, gosto demais do seu blog acompanho e assino embaixo rs

    Bjim e paz

    ResponderExcluir

Agradeço a todos os comentários.
Críticas e comentários são sempre bem-vindos.
Que o Espírito Santo possa inundar as suas vidas!